MÉTODO MONTESSORI: O QUE É A VIDA PRÁTICA?

No método Montessori de Ensino, atividades de Vida Prática fazem parte do dia a dia em sala de aula. Mas você sabe explicar o que é Vida Prática?

O conceito de vida prática

Quando falamos em atividades de vida prática, estamos nos referindo a um modo de preparar as crianças para as atividades do cotidiano, que fazem parte da rotina de qualquer pessoa, como uma maneira de auxiliá-las a serem autoconfiantes e proativas.

Pentear os cabelos, vestir-se, alimentar-se, organizar os próprios brinquedos e conviver bem com os colegas, professores e familiares são algumas dessas atividades, que também têm o objetivo de auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo pra que as crianças sejam capazes de realizar essas tarefas. Além disso, estimulam a coordenação motora fina, como forma de preparar os alunos para a escrita.

O Currículo de Vida Prática trabalha exatamente com isso: os assuntos práticos da vida.

Esses pontos práticos são cuidadosamente planejados – assim como em todas as áreas do currículo montessoriano. Os assuntos incluem movimentação cuidadosa e graciosa no espaço onde a criança se encontra, cuidar de si mesma e de seu ambiente e se comportar de forma gentil e educada com outras crianças e com adultos.

No currículo de Vida Prática a criança é encorajada a descobrir, explorar, a experienciar o processo completo de uma atividade de uma forma organizada e significativa. Ela é estimulada a ser responsável e independente de acordo com seu nível de desenvolvimento. Por esta razão, o adulto no ambiente montessoriano, nunca fará para a criança nada que ela seja capaz de fazer por si mesma. É importante para nós lembrarmos que a criança pequena desenvolve-se pelo movimento e pelo trabalho.

O Propósito dos Exercícios de Vida Prática

Pelos exercícios do currículo de Vida Prática, a criança usa movimentos cuidadosos e graciosos para despejar, pegar com a colher, cortar, lavar, esfregar, e servir lanches para si e seus amigos. Ela aprende a abotoar, pressionar, enganchar e amarrar suas roupas e sapatos, a limpar seu nariz, escovar os dentes e pentear os cabelos. Também é capaz de enxugar o chão depois de derrubar um líquido, devolver uma atividade ao local a que pertence, polir, lavar e esfregar em seu ambiente. Está aprendendo como cumprimentar um visitante e como se comportar com gentileza e com empatia em uma comunidade.

Todas estas oportunidades dizem à criança: “Você é competente”, “Você é importante para sua comunidade”, “Você é um ser humano de valor”.

Os Resultados na Criança

Pelas atividades de vida real, a criança aprende a superar obstáculos. E conforme cresce em responsabilidade, ela demonstrará precisão de sua coordenação motora fina, coordenação de seus movimentos corporais, autoconfiança e autodisciplina. REFERÊNCIAS

Centro de Educação Montessori de São Paulo. Disponível em: http://www.metodomontessori.com.br/blog/o-currculo-da-vida-prtica. Acesso em 26 de março de 2018.

Escola Infantil Montessori. Disponível em https://escolainfantilmontessori.com.br/blog/vida-pratica-montessori/. Acesso em 26 de março de 2018.