Por que as crianças pintam na escola?


A pintura e o desenho fazem parte da nossa vida e, em algum momento, serviram como forma de nos expressarmos para as pessoas e para o mundo. Basta você se lembrar dos trabalhos de arte na escola: aquarelas, desenhos coloridos com lápis de cor e giz de cera, mãos pequenas marcadas com tinta em uma folha de papel.

Para as crianças, muito mais do que formas aleatórias ou rabiscos, desenhar e colorir são atividades tão naturais quanto dormir e chorar.



Leia a matéria completa e entenda porque desenhar e pintar são atividades sempre presentes e constantes no dia a dia escolar.


Benefícios do desenho e da pintura para o desenvolvimento infantil


  • O desenho auxilia no desenvolvimento da individualidade, da autoestima e das habilidades para resolver problemas;

  • É indicado para tratamento terapêutico;

  • Contribui para reduzir a ansiedade, aumenta a coragem interior e desenvolve expectativas.



Estimula a criatividade e imaginação


Durante a atividade de pintar, o lado esquerdo do cérebro executa funções lógicas, enquanto o lado direito atua nas áreas da criação e do imaginário. A continuidade dessa prática faz com que o cérebro desenvolva cada vez mais essas capacidades.


Incentiva os processos de comunicação infantil


Por meio da pintura e do desenho, as crianças podem manifestar o que sentem, o que desejam e como aprendem as coisas usando uma maneira diferente de comunicação. Ao pintar, pincéis e tintas são os comunicadores de suas emoções e dos seus pensamentos.

Com isso, amenizam ou eliminam a timidez, trabalham a comunicação verbal e interagem com o mundo em que vivem.


Facilita a concentração


Relaxamento, bem-estar e capacidade de concentração são alguns dos benefícios que a pintura oferece para a saúde mental dos pequenos e pequenas. Ela possibilita que o ato de pintar aconteça dentro do ritmo deles e de acordo com suas inspirações.


Contribui para a motricidade das crianças


A dinâmica do pintar faz com que os meninos e as meninas usem os mais diversos itens. Pincéis, lápis, papéis, telas, cerâmicas, tecidos, tintas e guaches fazem parte da lista de materiais necessários para as pinturas. Isso auxilia no desenvolvimento da mobilidade fina como o aprimoramento do movimento das mãos, por exemplo, durante a atividade.


Siga-nos nas redes sociais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Colégio Santa Fé 2020 © Todos os direitos reservados