EDUCAÇÃO INFANTIL

Com sua filosofia baseada no Método Montessori de Ensino, o Colégio Santa Fé apoia-se nos pilares da responsabilidade, autonomia e respeito à individualidade propostos pela médica italiana Maria Montessori, que inclui em sua proposta a educação para a paz, que significa a construção de um cidadão que participe da sociedade e que trabalhe com foco no bem-estar comum.

O método baseia-se na ideia de que educação é ciência e que a pedagogia deve se basear em preceitos científicos capazes de respeitar as leis do desenvolvimento da criança e suas fases evolutivas.

Na prática, existe um ingrediente fundamental na metodologia de ensino montessoriana que é a  autoeducação. É a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem, ou seja, é ela quem diz quando está pronta para o próximo passo. Para isso, tem à sua disposição diversos materiais que vão se tornando cada vez mais complexos à medida que ela demonstra interesse.

SALAS AMBIENTE

As salas ambiente são as salas de aulas divididas por áreas de conhecimento. Isso significa que, a cada dia, os alunos da Educação Infantil estarão presentes em um universo de materiais referentes aos conteúdos das disciplinas representadas por cada sala.

Educação Cósmica – na sala de educação cósmica os alunos têm acesso aos materiais referentes às disciplinas de história, geografia e ciências. Esta sala contém materiais que auxiliam o estudo do homem na natureza e no ambiente que está inserido.

Sensorial – Esta sala é voltada para a educação através dos sentidos, contém materiais que estimulam a aprendizagem através do sensorial, que significa utilizar os sentidos para aprender através do toque, paladar, olfato, audição e visão.

Matemática – Neste ambiente o aluno tem à sua disposição materiais que auxiliam no processo e aquisição e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

Vida Prática – A sala de Vida Prática é o ambiente adequado para que a criança aprenda a manusear corretamente os materiais que fazem parte da vida cotidiana. Nesta sala, espera-se que a criança adquira autonomia para realizar atividades diárias e necessárias para estimular sua autonomia.

Linguagem – Este ambiente contém os materiais voltados à aquisição da linguagem oral e escrita.

Um dos diferenciais do método é o reconhecimento de que a criança necessita do contato com todo material de aprendizagem, por isso os materiais estão sempre ao alcance do aluno. A ideia do ato de sensoriar é que a criança possa manipular, sentir as diferenças, texturas, tamanhos e formas e, dessa forma, construir o conhecimento baseado nos seus conhecimentos prévios e os adquiridos na escola através de uma experiência concreta.